Dados Básicos do Fórum:

Na Zonko's não citamos nenhum dos personagens dos livros ou filmes. Vivemos no mundo mágico, mas nem Harry Potter, Voldemort, Dumbledore, Comensais da Morte e etc. existiram em nosso mundo, com isso você não pode usar nenhum sobrenome dos personagens dos filmes ou livros. O fórum encontra-se nos dias atuais, no ano de 2013 d.c. e as condições climáticas variam de dia para dia e de tópico para tópico, conforme você poderá observar. O nosso período letivo dura oito meses contando com as férias. Nossos adultos recebem por dia de presença e seus tópicos em ON lhe renderão pontos e goldens (nossa moeda). Você nunca poderá interpretar a ação de outro personagem (salvo com autorização), mas poderá interpretar livremente o seu personagem (seja sempre coerente), lembrando que toda ação possui uma reação. A capital do Mundo mágico está localizada em Vaduz, Liechtenstein.

Últimas publicações do Livro Vermelho:

Título Autor Visitas Data
Parte 1 (1/2) Isabelly Blanch 611 18/06/2017 às 21:24:38
DCAT 5º ANO: AMIGA É PARA ESSAS COISAS… Lara Lynch 3361 17/07/2016 às 04:16:34
Passado? Parte 2 Steffano Di Facchini 3271 09/07/2016 às 20:29:55
Passado? Parte 1 Steffano Di Facchini 3277 09/07/2016 às 20:28:44
Chegando em Kosice Steffano Di Facchini 3281 09/07/2016 às 20:27:07

Central de Ajuda Zonko's:



Entre em contato por: webmaster@zonkos.com.br

Regras: Como aprender novos feitiços.

Descrição: Regras de aprendizagem!!!

Regras: Como aprender novos feitiços.

MensagemGrecia [#87233] por Faunos, o Centauro » 05 Ago 2011, 13:39

  • 6 Pts.
  • 9 Pts.
  • 18 Pts.
Feitiços na Zonko’s


A Lista de feitiços da Zonko’s mudou, isso está bastante visível. Agora ela está mais organizada a fim de melhorar a visualização das propriedades de cada magia, facilitando assim missões, arcos e duelos. Os feitiços agora são aprendidos pelos personagens. Quando um feitiço tiver sido aprendido ele aparecerá destacado na lista do personagem, do contrário será exibido em cinza escuro.


Para os adultos:

- Os adultos receberão, após solicitação (aqueles que estão cadastrados a mais tempo) ou após a seleção (este, automaticamente) todos os feitiços de importância 3, que são tidos como “Tradicionais”. Feitiços de Importância 2 são os “Importantes” e os de Importância 1 são os “Raros”. Os feitiços Importantes e Raros não entram na ficha do personagem, ou porque não estão na grade de feitiços das escolas ou porque são realmente muito complexos.


Para os alunos:

- Os alunos do primeiro ano (recém selecionados) iniciam sabendo alguns feitiços simples, sem importância. No decorrer do período letivo eles aprenderão novos feitiços em aulas e estes serão incluídos pelos próprios professores em seus perfis. Já os alunos de níveis acima (aqueles mais antigos, que já passaram do primeiro ano) receberão (por solicitação, ou automaticamente ao passarem de ano) os feitiços dos níveis anteriores ao seu e aprenderão, no decorrer do período letivo, aqueles que forem ensinados em aulas pelos professores.


Aprendizado:

É possível a um personagem aprender novos feitiços, seja ele adulto ou criança, desde que os requisitos básicos das regras de aprendizado sejam atendidos. A aprendizagem ocorrerá em um tópico separado, (será possível também utilizar um tópico de arco fixo, como os locais padrões do mundo mágico por exemplo), que deverá ser configurado como “arco” por algum moderador. Nas escolas eles ocorrerão em um GD separado, no mundo mágico eles ocorrerão onde o personagem achar mais apropriado para a sua trama.


Regras básicas:

- Cada personagem só poderá abrir um arco de aprendizagem de feitiço de cada vez, estando vetada a abertura de um novo arco caso o anterior não esteja finalizado.

- O feitiço desejado NÃO pode estar dois níveis acima do seu próprio nível; (ex: você está no nível 4 (quatro) e quer aprender um feitiço do nível 6 (seis), você só pode aprender no seu nível ou um nível acima, ou seja, até o nível 5 (cinco) apenas.);

- O supervisor do arco de aprendizado deve possuir tal feitiço (ou seja, ele pode ser supervisionado por um aluno ou por um adulto). O supervisor deverá acompanhar o tópico desde a postagem de introdução e nunca ser inserido ou escolhido apenas no final;

- O supervisor deverá postar antes do tópico de Introdução do Aprendiz colocando quem ele estará supervisionando e para qual feitiço e inserir o feitiço entre as tags [*feitico]Nome do Feitiço[*feitico] (sem os asteriscos) para ficar claro para qualquer moderador que ele possui mesmo o feitiço.

- Não poderá ser aberto Arco de Aprendizado nas LOJAS. Quem o fizer estará passível de receber uma WARN.

- Cada um dos arcos de aprendizado deve possuir um número mínimo de 4 postagens, sendo que no mínimo em 2 delas o valor dos dados deve ser maior ou igual a 20 (Valerá a soma dos DADOS 1 + DADOS 2 nestes arcos). Ou seja, nos posts onde os dados um e dois somados sejam inferiores a 20 será considerada como uma tentativa inválida (Algo como, ele tentou e não conseguiu). O primeiro post não conta porque é a abertura do arco (e nele, obviamente, ele não consegue). O personagem pode tentar até conseguir, tendo quantos posts forem necessários ou desistir do aprendizado. Deverá ser feito um post de fechamento com o feitiço já aprendido.

- Para os feitiços raros o numero de acertos na somatória dos dados 1 e 2 (de 20) deverá ocorrer em 3 posts.

- No primeiro post o personagem deverá contextualizar o arco, tal como ler os livros e anotações disponíveis, além de ambientalizar o local, devendo praticar o feitiço apenas nos posts seguintes, portanto.

- Para o aprendizado individual o personagem deverá estar munido de livros ou objetos relacionados ao aprendizado, assim o arco será mais coerente.

- Ao final o arco precisará ser fechado e avaliado pelo supervisor. Ambos deverão postar, primeiro o supervisor (após os sucessos nos dados) e depois o aprendiz, fechando a trama do aprendizado.
Obs: Caso o avaliador diga que o personagem não conseguiu o feitiço o avaliado poderá continuar tentando no mesmo arco (desta forma ele terá de conseguir efetividade em 2 posts novamente) até conseguir o feitiço.

- Caso o avaliador não possua poderes no GD p/ fechar o tópico e/ou p/ conferir o feitiço ao avaliado ele deverá entrar em contato com algum moderador (nível de acesso mínimo p/ isso é o de professor) com acesso suficiente para fazê-lo.

- O avaliador deverá comunicar a um staff p/ que o feitiço seja conferido ou ele se tiver poderes, deverá conferir ao postulante. Caso o faça o staff deverá editar o ultimo post (o do supervisor) e informar que o feitiço já foi adicionado ao perfil.

O Arco para ser efetivo precisa ter:
-- Contexto;
-- Coerência;
-- Boa estética;
-- Bom português
-- Bom desenvolvimento;



Regra de Supervisão:

- Um jogador com dois ou mais personagens não poderá ser tutor de si mesmo. Ou seja, um personagem adulto de fulano não poderá ser supervisor de um arco de seu personagem aluno.

- Um supervisor só poderá supervisionar um arco de cada vez.

- O aprendizado pode ser supervisionado por outro personagem que possua o feitiço, no entanto, ao ser supervisionado você também deverá estar disponível para supervisionar outro aprendizado, onde o seu perfil se encaixe nas regras básicas. Desta forma existe a troca de experiências e, para que você solicite alguém para lhe ensinar, deve estar disposto a ensinar outro alguém. Caso você falhe na tarefa, ou não apareça em uma supervisão, ficará impedido de qualquer outra aprendizagem individual por um período de 6 (seis) meses.

- O supervisor não precisará postar no arco, exceto quando solicitado pelo aprendiz (ou quando finaliza o arco dando o feitiço ou não p/ o avaliado), essa comunicação deve ser realizada via MP.

- Um personagem que não finalizou o seu arco ou não conseguiu obter um feitiço não poderá ser supervisor.

- Na primeira rodada de supervisão os administradores, moderadores, monitores, professores ou diretores têm como obrigação supervisionarem algum aprendizado. Nas rodadas seguintes, como o conhecimento já terá sido disseminado essa obrigatoriedade torna-se nula.

Observação Importante: Só pode registrar as postagens no término do aprendizado. Porque algum moderador vai ter que verificar se está tudo ok. Então se ficarem registrando pedaços por pedaços fica difícil conferir. Só registrem TODOS de uma vez.


Feitiços Raros:

Como foi dito mais acima existem alguns feitiços raros. Para aprender um feitiço é preciso que o arco seja supervisionado. Para isso, cada um dos administradores da Zonko’s terá um (ou mais) feitiço raro e ele poderá ministrar o arco, assim, qualquer um dos feitiços poderá ser aprendido, basta que você escolha o professor certo. Para controle maior será criado um tópico onde mostraremos quem são os administradores que possuem tais feitiços.
Faunos, o Centauro
Mundo Mágico
Avatar do usuário
 
Reg.: 11 de Apr de 2008
Últ.: 14 de Jun de 2017
  • Mensagens: 84
  • Nível:
  • Raça: Centauro
  • Sexo: Masculino

Rolagem dos Dados:
  • 6 Pts.
  • 9 Pts.
  • 18 Pts.

Postado Por: Zezo.


Voltar para Tutoriais e Regras

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante