Dados Básicos do Fórum:

Na Zonko's não citamos nenhum dos personagens dos livros ou filmes. Vivemos no mundo mágico, mas nem Harry Potter, Voldemort, Dumbledore, Comensais da Morte e etc. existiram em nosso mundo, com isso você não pode usar nenhum sobrenome dos personagens dos filmes ou livros. O fórum encontra-se nos dias atuais, no ano de 2013 d.c. e as condições climáticas variam de dia para dia e de tópico para tópico, conforme você poderá observar. O nosso período letivo dura oito meses contando com as férias. Nossos adultos recebem por dia de presença e seus tópicos em ON lhe renderão pontos e goldens (nossa moeda). Você nunca poderá interpretar a ação de outro personagem (salvo com autorização), mas poderá interpretar livremente o seu personagem (seja sempre coerente), lembrando que toda ação possui uma reação. A capital do Mundo mágico está localizada em Vaduz, Liechtenstein.

Últimas publicações do Livro Vermelho:

Título Autor Visitas Data
Parte 1 (1/2) Isabelly Blanch 611 18/06/2017 às 21:24:38
DCAT 5º ANO: AMIGA É PARA ESSAS COISAS… Lara Lynch 3361 17/07/2016 às 04:16:34
Passado? Parte 2 Steffano Di Facchini 3271 09/07/2016 às 20:29:55
Passado? Parte 1 Steffano Di Facchini 3277 09/07/2016 às 20:28:44
Chegando em Kosice Steffano Di Facchini 3281 09/07/2016 às 20:27:07

Central de Ajuda Zonko's:



Entre em contato por: webmaster@zonkos.com.br

Tutorial: Aprendizado e Aperfeiçoamento de Características

Tutorial: Aprendizado e Aperfeiçoamento de Características

MensagemLiechtenstein [#156937] por Narrador » 07 Fev 2016, 11:58

  • 17 Pts.
  • 15 Pts.
  • 64 Pts.
Tutorial de Aprendizado e Aperfeiçoamento de Características Zonko’s
Versão 2.0


Abaixo se encontram informações detalhadas sobre os aprendizados e aperfeiçoamentos das características da Zonko’s (com exceção das fraquezas, pois a mecânica dessas é um pouco diferente). Qualquer dúvida que venham a ter, basta entrar em contato com a staff. Sugerimos que leiam com atenção para que possam entender.



É possível a um personagem aprender ou aperfeiçoar novas habilidades, seja ele adulto ou criança, desde que os requisitos básicos das regras de aprendizado sejam atendidos. A aprendizagem ocorrerá em um tópico separado (dentro de um GD específico para aprendizagem), que deverá ser configurado como “arco” por algum moderador.

O aprendizado de características difere do de feitiços já pela quantidade de pessoas para “aprovação”. Qualquer aprendizado precisará de 03 (três) aprovações, ao invés de 01 (uma) como acontece no aprendizado de feitiços.

Para poder iniciar um aprendizado, o personagem tem que ter a bolinha da característica que quer aprender na cor "laranja", pois isto demonstra que ele tem os "pré-requisitos" necessários para tentar o aprendizado. Da mesma forma, para poder iniciar um aperfeiçoamento, o personagem precisa ter ao menos uma bolinha na característica que vai aprimorar.

Cada personagem só poderá abrir um arco de aprendizagem de característica de cada vez, estando vetada a abertura de um novo arco caso o anterior não esteja finalizado, como será visto mais à frente.

Referente ao aprendizado de atributos, cada aprendizado só faz com que o personagem aumente 01 (ponto) no atributo de sua escolha. Ou seja, se o personagem tem 15 em carisma, quando ele finaliza um aprendizado neste atributo e o mesmo é aprovado, ele fica com 16 naquele atributo e não em todos. Cada aprendizado de atributo aumenta apenas UM ponto em um ÚNICO atributo. E para supervisionar, o supervisor tem que ter o atributo maior que o aprendiz.

Para se aprender ou aperfeiçoar qualquer característica, o personagem precisa de um SUPERVISOR. Neste caso, o supervisor só pode ser um MODERADOR, ou seja, membro de Staff do Ministério, Hospital, Jornal, Professores, Diretores e Monitores-Chefes das escolas. Não é necessário que o MODERADOR tenha a característica escolhida, somente conhecimento das regras de aprendizado. Personagens comum, monitores normais e alunos não poderão ser supervisores, pois a aprendizagem de características é bem mais complexa do que a de feitiços.

Um jogador com dois ou mais personagens não poderá ser tutor de si mesmo. Ou seja, "um personagem adulto de Fulano não poderá ser supervisor de um arco de seu personagem aluno". Esta regra se aplica a alunos aprendendo em aula também.

O supervisor deverá acompanhar o tópico desde a postagem de introdução e nunca ser inserido ou escolhido apenas no final. Ele deverá postar antes da introdução do aprendiz, colocando quem ele estará supervisionando e para qual característica.

Caso o jogador queira fazer um aprendizado que seja supervisionado em on (como um arco onde o supervisor ensina o aprendiz) é possível. Cabe, contudo, ao jogador interessado buscar um supervisor que se adeque à necessidade dele e tenha disponibilidade. Para o aprendiz, será considerado como um aprendizado obviamente, para o supervisor contará como trama particular apenas (ou seja, o personagem fica liberado para, enquanto supervisiona, fazer um aprendizado para si mesmo).

Um supervisor poderá supervisionar arcos em Grupo ou Individuais nos seguintes moldes abaixo:

Grupo: Um supervisor poderá ensinar a um grupo de alunos/adultos contanto que ele ensine a MESMA característica para todos os aprendizes. Caso seja um grupo de até 3 pessoas, o aprendizado é aberto normalmente e finalizado conforme os participantes alcançam as postagens/tentativas necessárias. Caso seja um grupo de 4 ou mais pessoas, é necessário que este supervisor TENHA a características e faça realmente uma POSTAGEM de aprendizado, seguindo os moldes normais, mas interagindo com seus pupilos: Introdução (Supervisor – Contendo dados da característica a ser aprendida e dos participantes no OFF do post), Introdução (Aprendizes), Tentativas (Aprendizes), Finalização (Supervisor), Finalização (Aprendizes). Claro que, tanto o Supervisor como os aprendizes podem postar mais vezes, contanto que os aprendizes consigam os sucessos necessários. Exemplo: Fulaninho abriu um arco de aprendizado da Habilidade Aparatação para todos os primeiranistas da escola X, ou para uma quantidade de personagens maior ou igual a 4, então fulano posta como uma introdução ao arco e os alunos fazem suas próprias introduções seguidas das tentativas.

Individual: Um supervisor poderá abrir mais de um arco individual por aprendiz, contanto que possua tempo e disponibilidade para, ao fim, se ater e avaliar todos os critérios necessários para concluir o aprendizado/aperfeiçoamento. Durante o arco, interagir com o aprendiz ou não é uma escolha, assim sendo, o supervisor poderá apenas abrir o aprendizado no tópico especificado por seu pupilo e colocar as informações do nome do aprendiz, característica a ser aprendida e o “status". Quando o pupilo conseguir todos os sucessos, ele posta afirmando se o personagem aprendeu ou não e o pupilo finaliza, simples assim.

IMPORTANTE: Professores podem atribuir pontos de características em aulas, para isso, na aula o professor terá que exigir no mínimo duas postagens de cada aluno, trabalhando estes aprendizados na própria aula. A primeira postagem do aluno, ele registrará como "Oficial", porque este registro será o da aula em si. A segunda postagem, ele registrará como "Aprendendo Habilidade" colocando a ID da postagem e escolhendo a habilidade que está aprendendo, depois envia normalmente.

Cada um dos arcos de aprendizado deve possuir um número mínimo de postagens, de acordo com cada peso. Basicamente o personagem precisa seguir esta sequência de postagem: Primeiro o supervisor abre, só então o aprendiz posta a introdução (onde deverá contextualizar o arco, tal como ler os livros e anotações disponíveis, deixar claro o motivo de estar aprendendo aquela característica e como está sendo feito, além de ambientar o local), após isso, deverá postar a prática da característica, estando munido de livros ou objetos relacionados ao aprendizado ou ao menos um motivo concreto para aquele aprendizado, além de uma forma coerente de aprender. Quando o número de sucesso nos dados for alcançado, o supervisor posta confirmando que a quantidade de sucessos foi alcançada e informa quantos posts ainda faltam ser feitos.

Abaixo segue quantidades de postagens necessárias e sucessos para cada característica:


Aprendizado de Conhecimentos, Habilidades e Qualidades:

Número mínimo de postagens: Conforme lista abaixo
Característica de peso até 5 – 4 posts obrigatórios
Peso de 6 a 10 – 5 posts obrigatórios
Peso de 11 a 15 – 6 posts obrigatórios

Peso de 16 a 20 – 7 posts obrigatórios
Peso de 21 a 25 – 8 posts obrigatórios
Peso de 26 a 29 – 9 posts obrigatórios
Peso 30 – 10 posts obrigatórios

Número de sucessos: Dado 1 + Dado 2 maior ou igual a 20 em metade dos posts obrigatórios solicitados, arredondando para cima caso o valor não dê um número inteiro (ex: se o número de posts obrigatório é igual a 5, o personagem deverá ter, no mínimo, 3 acertos)

Lembrando que: Conhecimentos são basicamente estudos feitos diariamente para que se chegue a algum resultado. É treinando que se aprende, é estudando que se exercita. As qualidades são basicamente a mesma coisa dos atributos, você vai trabalhar em cima daquela característica. Habilidades não se aprendem como os conhecimentos, o personagem já nasce com, ele apenas pode conseguir fazer aquela habilidade aflorar mais cedo ou mais tarde.

Atributo:

Número mínimo de postagens: 7 (sete) postagens
Número de sucessos: Dado 1 + Dado 2 maior ou igual a 20 em 5 (cinco) tentativas.

O atributo é algo um tanto difícil de se aprender. Até porque, são considerados as características físicas, mentais e sociais de um personagem, determina o quanto ele é forte, habilidoso, inteligente, carismático. Então, para se aprimorar estas características, nada mais normal do que utilizá-las. É basicamente trabalhar a sua característica em rotinas que normalmente você a usaria. Então, tem que ter bastante disposição e criatividade.


Aperfeiçoamentos das Características:

Número mínimo de postagens: Conforme lista abaixo
Característica de peso até 5 – Introdução + 1 post para cada bolinha + Conclusão
Peso de 6 a 10 – Introdução + 2 posts para cada bolinha + Conclusão
Peso de 11 a 15 – Introdução + 2 posts para cada bolinha + Conclusão
Peso de 16 a 20 – Introdução + 3 posts para cada bolinha + Conclusão
Peso de 21 a 25 – Introdução + 3 posts para cada bolinha + Conclusão
Peso de 26 a 29 – Introdução + 4 posts para cada bolinha + Conclusão
Peso 30 – Introdução + 4 posts para cada bolinha + Conclusão

Número de sucessos: Dado 1 + Dado 2 maior ou igual a 20 em metade dos posts obrigatórios solicitados, arredondando para cima caso o valor não dê um número inteiro (ex: se você quer quatro bolinhas de uma característica de peso 6, então seriam 10 posts obrigatórios - introdução, conclusão e 8 posts para as bolinhas -, logo, no mínimo 5 acertos)

ATENÇÃO! Alguns conhecimentos (Artesanato Mágico, Feitiços, Herbologia, História da Magia, Magizoologia, Poções, Transfiguração) possuem 8 bolinhas, uma equivalente para cada nível da Zonko’s, equiparados com as matérias ensinadas nas escolas. Nesses casos, o personagem somente poderá ter até uma bolinha acima do valor equivalente de seu nível. Ou seja, um aluno do primeiro ano apenas poderá conquistar 2 bolinhas em tal conhecimento, assim como um do quinto ano apenas conseguirá 6 bolinhas, algo similar ao aprendizado de feitiços.



Observação Importante: O personagem só pode registrar as postagens ao término do aprendizado, porque os moderadores que irão aprovar terão que verificar se está tudo ok, então se ficarem registrando pedaço por pedaço fica difícil conferir. Registrem TODOS de uma vez. Se ocorrer de registros serem enviados antes do término do aprendizado, eles serão reprovados e o player poderá levar um warn se fizer o envio antes da finalização novamente.

Por fim, para que o arco seja efetivo (tanto os aprendizados, quanto os aperfeiçoamentos), este precisa ter contexto, coerência, boa estética, bom português e bom desenvolvimento, caso contrário, o supervisor poderá não aprovar, sendo necessário um novo arco para que o personagem consiga a característica almejada.
Narrador
Mundo Mágico
Avatar do usuário
Mais do que um simples jogador, um narrador!
 
Reg.: 28 de Oct de 2009
Últ.: 31 de Dec de 2015
  • Mensagens: 225
  • Nível:
  • Raça: Humana
  • Sexo: Masculino

Rolagem dos Dados:
  • 17 Pts.
  • 15 Pts.
  • 64 Pts.

Postado Por: Fórum Zonko's.


Voltar para Tutoriais e Regras

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante